AUTORIDADE DELEGADA E ADQUIRIDA
- Sistema de Autoridade
Autoridade Informal: é uma espécie de “autoridade adquirida” que é desenvolvida por meio de relações informais entre as pessoas da empresa, que o fazem voluntariamente e por deferência a sua posição ou status. Na realidade, a autoridade informal serve para modificar a autoridade formal na determinação do quanto ela terá de aceitação por parte dos vários subordinados nos diferentes níveis hierárquicos.
Autoridade Hierárquica: segue as linhas de comando, estabelecidas pela estrutura hierárquica da empresa.
Autoridade Funcional: corresponde à autoridade estabelecida pela função exercida pelas unidades organizacionais.
2. Sistema de Comunicações
O sistema de comunicação éa rede por meio da qual fluem as informações que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz.
No sistema de comunicações, deve ser considerado:
* O que deve ser comunicado;
* Como deve ser comunicado;
* Quando deve ser comunicado.
Um segredo para liderar bem e manter a equipe sob controle, mantendo sua motivação em alta é saber exatamente como delegar autoridade a seus colaboradores. Porém, nem todo profissional sabe o que é realmente delegar autoridade a alguém, muito menos sabe quais são as técnicas de delegação existentes.
Delegar a tarefa inteira – O gerente deve delegar a tarefa inteira a uma pessoa ao invés de subdividí-la entre várias pessoas. Isso dá a cada indivíduo a responsabilidade completa e aumenta sua inciativa enquanto proporciona ao gerente melhor controle sobre os resultados.
FONTE: http://www.sobreadministracao.com/delegacao-de-autoridade-o-que-e-e-como-funciona/
ALUNA: ANA KELLY DANTAS AGUIAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário