segunda-feira, 24 de agosto de 2015

SISTEMAS ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS 


Objetivos

Este é mais um módulo de Sistemas Organização e Métodos (S.O. M). Neste módulo você verá Sistema de Responsabilidade e seus aspectos básicos, verá também o Sistema de Autoridade e seus aspectos básicos.

Pré-requisitos

Ter interrese sobre o assunto e ter lido a lição do módulo anterior.

Demonstrando as Considerações Básicas sobre Componentes, Condicionantes e Níveis de Influência da Estrutura Organizacional.

(Continuação)

COMPONENTES:

- Sistema de Responsabilidade

- Sistema de Autoridade

- Sistema de Comunicação

- Sistema de decisão

Nota: Irei falar desses dois últimos no próximo módulo

Sistema de Responsabilidade

“Responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem” (Jucius e Schhelender, 1968:232).

A dose de responsabilidade pela qual o subordinado terá de prestar contas determina a quantidade de autoridade delegada. Na responsabilidade a obrigação do indivíduo a quem ela foi atribuída, ou seja, a responsabilidade não se delega.

Quando um subordinado assume determinada obrigação dentro de uma organização deve prestar conta à pessoa que lhe atribui tal função de obrigação.   Imagina se fosse diferente, havia uma distorção entre obrigação e ficaria confusa a própria estrutura organizacional. Em exemplo, imagina dentro de uma determinada empresa um Office boy prestando conta da sua atribuição rotineira ao chefe do departamento de obras numa empresa de construção, logo nem o Office boy saberia explicar e nem o chefe do departamento de obras iria entender da rotina executada pelo o Office boy. Portanto o Office boy deverá prestar contas ao departamento financeiro ou aquele a que o atribui o serviço prestado, como departamento de compras e vendas.

O sistema de responsabilidade refere-se à alocação das atividades inerentes a esta obrigação (Vasconcelos, 1972:154)

Aspectos básicos do sistema de responsabilidade são:

a) Departamentalização - Esse é o mais conhecido entre os funcionários de uma organização, conhecemos no agrupamento homogêneo das atividades desenvolvidas em uma empresa como:

Departamento Humano

Departamento Financeiro

Departamento de Produção

Departamento de Estoque etc.

Nos próximos módulos irei descrever os tipos de Departamentalização e você irá conhecer melhor os aspectos de cada tipo.

b) Linha de Acessória – Na Estrutura linha-Staff segue as características básicas da estrutura linear, veja no quadro abaixo as diferenciações das atividades de linha e assessoria para melhor compreender como funciona dentro da organização.


Nos próximos módulos irei descrever onde atua a linha de assessoria suas vantagens e desvantagem.

c) Atribuições das unidades organizacionais – Este está ligado à divisão de trabalho, portanto deve haver um equilíbrio de mão de obra de trabalho dentro de uma organização, para que haja motivação do fator humano, ou seja, dentro de uma estrutura tem que ter um que se destaca mais e assim por diante.

Nos próximos módulos irei descrever as vantagens e desvantagens das Atribuições das unidades organizacionais.

Sistema de Autoridade:

Autoridade é o direito para fazer alguma coisa, ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, é o direito de desempenhar uma tarefa que lhe foi designada.

A Autoridade pode ser Formal e Informal

A Autoridade Formal - representa a delegada pelo superior Hierárquico imediato.

A Autoridade Informal - é uma espécie de autoridade adquirida que é desenvolvida por meio das relações informais entre as pessoas da empresa.

Pode-se observar o aspecto do nível de Autoridade nesta figura:



Nota: Olhando na figura anterior podemos entender que ao descer do nível hierárquico mais alto para o nível mais baixo, a amplidão da autoridade vai diminuindo até chegar ao limite mínino.

Teoria formal da autoridade: Nesta teoria para estabelecer suas normas internas e aplicar em nível hierárquico as ordens deve ser respeitada e fundamentada nas instituições políticas, econômicas, religiosas e sociais, essas instituições mudam conforme costumes culturais, tradições e leis do povo.

Teoria da aceitação da autoridade: Nesta Teoria implica concordância das ordens aplicada pela autoridade deverá ser compreendidas e dentro do padrão do subordinado. É uma teoria que é bastante discutida e poderá vir a ser praticada pelo subordinado por pressão do grupo onde o mesmo acabará obedecendo e respeitando as ordens.

Teoria da competência: Nesta teoria implica o que chamamos de qualidade e competência de uma pessoa, em níveis técnicos, pessoais e até mesmo educacionais. Dentro de um determinado grupo poderá existir um subordinado que se destaca entre os outros e o mesmo poderá aplicar idéias ou ordens sem possuir autoridade devida.

Tipos de Autoridade


1) Hierárquica: Segue as linhas de comando estabelecidas pelas estruturas hierárquica da empresa.

Visualização


Autoridade hierárquica – Essa é a autoridade administrativa, é uma autoridade que tem ser aplicada com muito cuidado. Alguns gestores abusam do poder de autoridade a ponto de desenvolver constrangimento aos seus subordinados, levando o mesmo a ter problemas psicológicos e colocando em situação de desentendimento. Por isso, o bom gestor tem que saber comunicar e aplicar ordens a seus subordinados com prazer e não broncas e chá de cadeiras na sala de gestão. É preciso administrar com cautela e assim conseguir passar as ordens estabelecidas para que tenham resultados desejados e seus objetivos.

2) Funcional: É a autoridade estabelecida pela função exercida pelas unidades organizacionais da empresa.

Visualização


Aspectos básicos do Sistema de Autoridade

a) Delegação – É quando você recebe ordem para transferir para seu subordinado a cobrança da tarefa delega sendo a responsabilidade de cumprir e delegar.

b) Centralização e Descentralização – Centralização é onde concentra o poder decisório na cúpula da empresa e descentralização é a menor concentração do poder decisório na cúpula, é distribuído pelos diversos níveis hierárquicos da organização.

c) Níveis Hierárquicos – Este é o conjunto de delegação com o mesmo nível de autoridade.

d) Amplitude de Controle – Este é o controle de número de subordinado que poderá ter um gestor na empresa para que o mesmo possa supervisionar com tranqüilidade.

fonte: http://juliobattisti.com.br/tutoriais/lucineiagomes/som006.asp

postador por: Camily Souza 
                      Tiago Barbosa 

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