sexta-feira, 24 de julho de 2015

O TRABALHO ADMINISTRATIVO

Os administradores  são profissionais preparados para gerir sistemas de uma empresa, sejam estes, ligados à organização, área financeira, tecnológica, recursos humanos, enfim, sempre voltados a buscar soluções para todo e qualquer problema co-relacionado a uma ação administrativa.
Atividades


A principal preocupação do administrador é, sem dúvida, fazer com que todo o sistema de uma empresa flua beneficamente, de forma uniforme e equilibrada, sem gastos desnecessários, e sem a falta de recursos. Um bom administrador deve estar atento ao um número adequado de funcionários , produtivos em suas devidas funções, sem dispêndio , nem falta de pessoal. Para isto, ele deverá desenvolver métodos de planejamento, organizar o funcionamento dos diversos setores, adaptar-se e estar sensível ao tamanho das necessidades da empresa. Além disso, este profissional deverá estar em constante aprendizado, e atualização em diversas áreas, sempre atento às modificações do mercado, principalmente relacionadas à empresa da qual faz parte.
Formação
Para seguir a carreira de administrador, deve-se ingressar em um curso superior em Administração, que tem duração média de quatro anos, e poderá ser direcionado para áreas públicas ou privadas. O futuro administrador também poderá optar por vários segmentos, de uma vez que trata-se de um curso com um grande leque de opções, como: Marketing, Finanças, Tecnologia e Informação, Recursos Humanos, Administração Hospitalar, entre outros.
Faz parte da graduação, um estágio curricular, o qual, o aluno deverá apresentar para conclusão de curso, sendo desejável, também o aprimoramento através de pesquisas e aulas extra-classe, preferencialmente em empresas que possibilitem esse intercâmbio.
Atuação
O curso de administrador possui um várias opções, sendo assim, este profissional terá muitas chances de atuar em diversos tipos de administração, vejamos alguns exemplos:
1) Administração hospitalar: o próprio nome já diz, gerenciamento de uma empresa hospitalar, zelando pelo bom funcionamento de todos os setores envolvidos.
2) Administração agroindustrial: ligada à segmentos do campo, inclusive produtos e desenvolvimento de projetos.
3) Controladoria: co-ligado com setores de auditoria, contabilidade e finanças.
4) Administração do Terceiro Setor: ligado às ONG’s.
5) Administração de empresas: gerenciamento de empresas de forma global, ou seja, de todos os setores.
Como está o Mercado de Trabalho?
Assim como em várias outras áreas, para se entrar no mercado de trabalho não é fácil devido à concorrência. As áreas de administração de empresas, denominadas de financeira, e logística são as que oferecem as melhores oportunidades tanto em setor privado ou público. No entanto, vale a pena destacar que cursos como: pós-graduação, MBA e especializações fazem a diferença. É preciso também habilitar-se através do registro no Conselho Regional de Administração obtendo-se assim o seu CRA para o exercício da profissão.

MARCOS ANTÔNIO ANDRADE SANTOS

http://www.infoescola.com/profissoes/administrador/

Nenhum comentário:

Postar um comentário