sexta-feira, 24 de julho de 2015

 
O TRABALHO TÉCNICO E O TRABALHOADMINISTRATIVO
DEFINIÇÃO
O trabalho humano é a aplicação de esforço de uma pessoa para alcançar objetivos. Emoutras palavras: o objetivo do trabalho humano é conseguir resultados, pela aplicação do esforçomental e físico.Os seres humanos garantem os resultados por dois meios:a.diretamente - por meio de seus próprios esforços;b.indiretamente - através dos esforços dos outros.
O Trabalho Técnico
O trabalho técnico, aplicação direta do esforço físico e mental a fim assegurar resultadosatravés da pessoa que o está realizando. Pode ser executado com ou sem ajuda direta demáquinas, equipamentos ou quaisquer outros instrumentos.
O Trabalho Administrativo
O trabalho administrativo é a aplicação do esforço físico e mental por uma pessoa, em umafunção de gerência, com o propósito de garantir os resultados por meios de outras pessoas (seusgerenciados).Assim, deve-se desde já fazer uma distinção importante: na terminologia vulgar, confunde-se trabalho administrativo com trabalho burocrático. Na verdade, trabalho burocrático é denatureza técnica (embora sua utilidade possa ser contestada), desde que a pessoa que o executaobtém o resultado diretamente, através de seu esforço.
AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
De uma forma geral identifica-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO,ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE. Certos autores discutem se a função de ORGANIZAÇÃOque, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada comoparte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho são planospermanentes da Organização, na forma de organogramas, definições de relações hierárquicas efuncionais, descrições de cargos e funções etc.É através da função de ORGANIZAÇÃO que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho.Isto se materializa no Organograma e descrições de Funções das diversas unidades orgânicas doSISTEMA-EMPRESA. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funçõestécnicas e administrativas.
 
O sub-sistema administrativo, ou gerencial atua sobre o sub-sistema técnico, ouoperacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados.
O Sub-Sitema Gerencial
As funções administrativas, estão relacionadas com o sub-sistema de Gerência dasOrganizações, também denominado sub-sistema gerencial. Basicamente esse sub-sistema temcomo objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas deespecialização, para alcançar os objetivos organizacionais.Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cadaempresa, as funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização.Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de Planejamento quepor definição, precede a ação. De fato, no princípio de grande parte das ações humanas,individuais ou coletivas, está algum tipo de planejamento.O planejamento pode ser sistemático ou assistemático, externalizado ou internalizado e acurto, médio ou longo prazo.Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e emprazos regulares. Ele é externalizado quando participam de sua elaboração as pessoas envolvidasno processo e seu prazo depende do horizonte de tempo que a organização pretende ter algumtipo de controle.Em seguida, identifica-se a função de Organização, que decorre de algum tipo dePlanejamento. De fato, ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas,cooperando de forma permanente, define-se também a forma como as pessoas estarão agrupadase a forma como irão trabalhar.A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que o organizador temsobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumirresponsabilidades, motivação etc.Definidos o plano e a estrutura, vem a função de Direção, ou seja: fazer com que as coisasse façam. É a função que conduz a ação.Finalmente, identifica-se a função de Contrôle, que tem como objetivo garantir que otrabalho executado corresponda ao que foi planejado.
Planejamento
Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre ofuturo, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação,orçamentação e a definição de políticas e procedimentos.
Organização
Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas aserem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades aserem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hieráquicas e funcionais entre asmesmas.
Direção
Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com ossubordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.
 
Controle
Esta função está intimamente associada com o Planejamento. Ao planejamento defineobjetivos a se alcançar; ao Controle cabem as atividades de estabelecer os padrões dedesempenho, manter registros de processos e resultados alcançados (pontos de controle), avaliarresultados e estabelecer as medidas corretivas necessárias.TRABALHO ADMINISTRATIVOFUNÇÕES E ATIVIDADESFUNÇÕES DO TRABALHOADMINISTRATIVOPLANEJAMENTOElaboração de PrevisõesDeterminação deObjetivosProgramaçãoCronogramaçãoOrçamentaçãoDefinição de PolíticasDeterminação deProcedimentosORGANIZAÇÃODefinição de EstruturaDelegaçãoEstabelecimento deRelaçõesDIREÇÃOTomada de DecisãoComunicaçãoObtenção de PessoalMotivação de PessoalDesenvolvimento dePessoalCONTROLE Definição de Padrões deDesempenhoMedição de ResultadosAvaliação de Resultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário