sexta-feira, 25 de julho de 2014

Argentina diz que solução para crise da dívida precisa de ‘boa fé’ dos credores

Chefe de gabinete do país também pediu ‘atitude racional’ do juiz Griesa, que ordenou pagamento aos chamados ‘fundos abutres''

BUENOS AIRES - A Argentina destacou nesta sexta-feira que é impossível cumprir a decisão do tribunal dos Estados Unidos determinando o pagamento total a investidores que processam o país, mas defendeu que ainda é possível chegar a um acordo que impeça que o país entre em calote.
A Argentina está à beira de seu segundo default em 12 anos, a menos que chegue antes de 30 de julho a acordo com os credores que não aceitaram a reestruturação da dívida do país. O juiz americano Thomas Griesa determinou na terça-feira que autoridades argentinas se reúnam continuamente com os credores, que o governo chama de “abutres”.
— Com a boa fé dos fundos abutres e uma atitude racional de Griesa, esse litígio pode ser resolvido — disse o chefe de gabinete argentino, Jorge Capitanich, a jornalistas.
Os fundos compraram títulos argentinos na baixa após o default do país em 2001 e rejeitaram os termos de acordos de reestruturação, aceitos por 92,4% dos credores. Griesa determinou em 2012 que a Argentina pague aos credores US$ 1,33 bilhões mais juros, determinação que o país diz que não pode cumprir.
Autoridades argentinas e os credores da dívida não reestruturada devem se reunir com um mediador designado pelo tribunal, Daniel Pollack, em Nova York nesta sexta-feira. Nesta manhã, o ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, afirmou na abertura do Conselho de Administração do Banco del Sur que a determinação do juiz “é impossível de cumprir”.


Fonte:http://oglobo.globo.com/economia/argentina-diz-que-solucao-para-crise-da-divida-precisa-de-boa-fe-dos-credores-13377500

                                                            Camily Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário