segunda-feira, 21 de julho de 2014

Bancos privados querem mais garantias para novo empréstimo à CCEE.

 

SÃO PAULO  -  Os bancos privados querem que o governo ofereça garantias adicionais para a liberação do novo empréstimo de R$ 3,5 bilhões que vai socorrer o setor elétrico. Em maio, um grupo de bancos já havia desembolsado R$ 11,2 bilhões à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
De acordo com participantes das negociações, as instituições financeiras resistem a uma nova operação, mas sabem que não haverá saída. Por isso pressionam o governo para que o novo financiamento tenha garantias além da receita futura das distribuidoras com o fornecimento de energia, que dependerá em larga escala de reajustes tarifários.
A avaliação dos executivos dos bancos privados é que as condições do setor se deterioraram nos últimos meses, por isso mais garantias seriam necessárias agora. O governo, porém, durante reunião com os bancos na semana passada, tentou mostrar o contrário, afirmando que o pior já havia ficado para trás.
O aporte feito em maio contou com dez bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú Unibanco, J.P. Morgan, Bank of America Merrill Lynch (BofA), Santander, BTG Pactual, Citi e Credit Suisse. Agora espera-se que novos nomes entrem no grupo, como uma forma de diluir os riscos.
Entre os bancos, não há a expectativa de que haja mudança na remuneração dos empréstimos. Na tranche liberada em maio, o financiamento foi fechado com uma remuneração equivalente à taxa DI mais 1,9% ao ano, com vencimento em três anos.

Fonte : http://www.valor.com.br/brasil/3621016/bancos-privados-querem-mais-garantias-para-novo-emprestimo-ccee

Aluna : Beatriz Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário