sexta-feira, 25 de julho de 2014

Confiança do consumidor sobe 3% em julho, diz FGV

Apesar do aumento impulsionado pela Copa do Mundo, indicador ainda permanece em patamares baixos

Índice de Confiança do Consumidor (ICC) encerrou julho com 106,9 pontos
Índice de Confiança do Consumidor (ICC) encerrou julho com 106,9 pontos (Luciano Amarante)
A confiança do consumidor subiu 3% em julho, após avançar 1% em junho e recuar 3,3% em maio, na comparação com o mês anterior. É o que mostra o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), com ajuste sazonal, da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em julho, o indicador, calculado dentro de uma escala de pontuação de 0 a 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), fechou em 106,9 pontos.
Embora tenha sido a segunda alta seguida, o ICC segue em um patamar baixo em termos históricos. "A alta da confiança do consumidor é uma boa notícia, mas, parte do resultado parece ter sido influenciada pela movimentação em torno da Copa do Mundo nas cidades pesquisadas", diz a instituição, alertando que é preciso ver se a tendência se confirmará nos próximos meses. Em relação a julho de 2013, houve queda de 2,6%.
O resultado foi influenciado principalmente pela percepção em relação ao momento corrente, enquanto a confiança em relação ao futuro se manteve praticamente estável. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou alta de 3,1%, ao passar de 109,6 para 113 pontos. No mês anterior, o ISA havia subido 2,2%. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 0,5%, de 100,7 para 101,2 pontos. Em abril, o indicador havia avançado 0,1%. O levantamento abrange amostra de mais de dois mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 01 e 22 de junho.
                                                                       Lígia Amorim

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