Confiança do consumidor sobe 3% em julho, diz FGV
Apesar do aumento impulsionado pela Copa do Mundo, indicador ainda permanece em patamares baixos
Índice de Confiança do Consumidor (ICC) encerrou julho com 106,9 pontos (Luciano Amarante)
A confiança do consumidor subiu 3% em julho, após avançar 1% em junho e recuar 3,3% em maio, na comparação com o mês anterior. É o que mostra o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), com ajuste sazonal, da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em julho, o indicador, calculado dentro de uma escala de pontuação de 0 a 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), fechou em 106,9 pontos.
Embora tenha sido a segunda alta seguida, o ICC segue em um patamar baixo em termos históricos. "A alta da confiança do consumidor é uma boa notícia, mas, parte do resultado parece ter sido influenciada pela movimentação em torno da Copa do Mundo nas cidades pesquisadas", diz a instituição, alertando que é preciso ver se a tendência se confirmará nos próximos meses. Em relação a julho de 2013, houve queda de 2,6%.
O resultado foi influenciado principalmente pela percepção em relação ao momento corrente, enquanto a confiança em relação ao futuro se manteve praticamente estável. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou alta de 3,1%, ao passar de 109,6 para 113 pontos. No mês anterior, o ISA havia subido 2,2%. Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 0,5%, de 100,7 para 101,2 pontos. Em abril, o indicador havia avançado 0,1%. O levantamento abrange amostra de mais de dois mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 01 e 22 de junho.
Lígia Amorim
Índice de Confiança do Consumidor (ICC) encerrou julho com 106,9 pontos (Luciano Amarante)
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