sexta-feira, 25 de julho de 2014

Presidente de federação lojista fala sobre importância da educação financeira


"Uma pesquisa encomendada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil revela uma situação bem delicada e preocupante: mais da metade dos brasileiros (52%) assume que já fez pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses. O levantamento também procurou identificar com quais produtos os brasileiros mais gastaram desnecessariamente no período. Itens como roupas (29%) e calçados (19%) lideram a lista das compras supérfluas, seguidos por eletrônicos/celulares (18%) e perfumes/cosméticos (12%).
A pesquisa detectou comportamentos que demonstram falta de planejamento por parte dos consumidores. Mais de um terço (35%) admite que não tem o hábito de olhar o extrato bancário antes de fazer uma compra parcelada. Além disso, 12% chegam a incorporar o limite do cheque especial e do cartão de crédito como parte do orçamento doméstico.

O consumo não planejado é ruim para o consumidor e para o lojista. Para o consumidor, porque um ato deixa de ser prazeroso e saudável a partir do momento em que essa prática conduz ao descontrole orçamentário e à inadimplência. E é ruim para o lojista pelo fato de que pior do que não vender é vender e não receber. Ações simples como avaliar a necessidade de comprar um produto, fazer orçamentos e pleitear por descontos minimizam as chances de compras desnecessárias e de possível descontrole financeiro.

O consumidor deve ser ainda mais cuidadoso com as compras em tempos de aperto no crédito, inflação, juros altos e baixo crescimento da economia. A dica, principalmente para quem já está endividado, é juntar dinheiro para dar uma entrada e diminuir o número de prestações. É um esforço que ganha importância neste atual momento econômico."




Aluna : Thays Nunes

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/diario-da-redacao/noticia/2014/07/presidente-de-federacao-lojista-fala-sobre-importancia-da-educacao-financeira-4560008.html

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