sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ADMINISTRAÇÃO

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerenciam admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação com clientes, ou das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for à área de atuação, esse bacharel trabalha fundamentalmente com números e planilhas e precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira. Você pode ingressar no mercado como tecnólogo.


MERCADO DE TRABALHO

O administrador é procurado por organizações de todos os setores econômicos e por empresas de todo porte. Nas corporações, suas principais áreas de atuação são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, logística e vendas. Gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade são campos emergentes. Abrir negócio próprio ou trabalhar em empresas de consultoria e auditoria são outras possibilidades. As regiões Sul e Sudeste oferecem as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o graduando como trainee. E é comum que a contratação seja formalizada após a conclusão do curso.

Curso

Os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O estudante cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografa de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. Atenção: determinados bacharelados têm enfoque específico, caso de Ciências Imobiliárias, da UFMA, Logística, da Univali, e Gestão e Empreendedorismo, da UFPR. 

Duração média: 4 anos.


Thaís Nunes

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/administracao-690663.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário