segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Planejamento, Organização, Direção e Controle

 

1. CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO “Um processo pelo qual o administrador cria, dirige, mantém, opera e controla uma organização” ( Eunice Kwasnicka, 1955, p.17) “O processo que tem como finalidade garantir a eficiência ( processos adequados) e a eficácia ( produtos, resultados esperados) de um sistema” ( Antonio César Maximiano, 1955,p.60) “O trabalho envolvendo a combinação e direção da utilização dos recursos necessários para atingir objetivos específicos” (David Hapton, 1983,p.7)
2. CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO “Um conjunto de 4 processo básicos: planejamento, organização, liderança e controle o que pressupõe um conjunto de papéis: inter pessoal (representante, líder, elo de ligação), informacional (monitor, disseminador, interlocutor) e decisorial (empreendedor, conciliador, alocador e negociador)” (Henry Mintzberg, 1973, apud David Hapton, 1983, p.30) “Interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização , direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada à situação” (Idalberto Chiavenato, 998, p.9)
3. Administração é o processo de reunir recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização.
4. Eficiência e Eficácia Eficácia: É uma medida do alcance de resultados Eficiência: É uma medida da utilização dos recursos nesse processo
5. Assim, Eficiência esta voltada para a melhor maneira ( the best way) pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas ( métodos) a fim de que os recursos ( pessoas, máquinas, matérias primas) sejam aplicadas da forma mais racional possível. A Eficiência preocupa-se com os meios, com os métodos e procedimentos mais indicados que precisam ser devidamente planejados e organizados a fim de assegurar a otimização da utilização dos recursos disponíveis.
6. A Eficiência não se preocupa com os fins, mas simplesmente com os meios. O alcance dos objetivos visados não entra na esfera da competência da Eficiência: é um assunto ligado a Eficácia. Quando o administrador utiliza os instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados , isto é, para verificar se as coisas bem feitas são as coisas que realmente deveriam ser feitas, então ele estar se voltando para Eficácia (alcance dos objetivos por meios dos recursos disponíveis).
7. PRÁTICA DOS VALORES RELIGIOSOS PRESENÇA NOS TEMPLOS GANHAR A PARTIDAJOGAR FUTEBOL COM ARTE GANHAR OS CÉUSREZAR OTIMIZAR A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS SALVAGUARDAR OS RECURSOS OBTER RESULTADOSCUMPRIR TAREFAS ATINGIR OBJETIVOSRESOLVER PROBLEMAS FAZER AS COISAS CERTASFAZER CORRETAMENTE AS COISAS ÊNFASE NOS RESULTADOSÊNFÂSE NOS MEIOS EFICÁCIAEFICIÊNCIA
8. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS .Planejamento : identificar quais são os objetivos de uma organização, quais são os meios disponíveis para atingi-los e qual a melhor forma de utilizá-los 2.Organização: consiste em implementar plano estratégico, alocando os recursos disponíveis de forma otimizada . 3.Direção: trata-se da manutenção das rotinas operacionais e do estimulo a iniciativa inovadoras, garantindo um alto grau de motivação e uma permanente troca entre o cumprimento dos objetivos da organização e dos indivíduos que nela trabalham 4.Avaliar e controlar: identificar problemas internos á empresa e inerentes ao seu ambiente externo, buscando ajustar as variáveis controladas a estas condições. O resultado desta avaliação servirá de base para a retomada do processo de planejamento, em um ciclo contínuo.
9. ControleControleControleInformação Orçamento ControleControlar DireçãoLiderançaDesignação de Pessoal Direção Adm de pessoal Direção coordenação Comando Coordenação Comanda/ Coordenar OrganizaçãoOrganizaçãoOrganizaçãoOrganizaçãoOrganizaçãoOrganizar PlanejamentoPlanejamentoPlanejamentoPlanejamentoInvestigação Previsão Planejamento Prever DALENeWMANKONNTZGULICKURWICKFAYOL Processo Administrativo Segundo Clássicos e Neoclássicos
10. Funções do Administrador como um processo seqüencial Planejamento Organização Direção Controle
11. Funções do Administrador Como um Ciclo Administrativo Ciclo Administrativo Planejamento Organização Controle Direção
12. AS CORREÇÕES E O AJUSTAMENTO NO CICLO ADMINISTRATIVO Organização Controle Planejamento
13. O Processo Administrativo A Interação Dinâmica Das Funções Administrativas Planejamento Organização Direção Controle
14. O Processo Administrativo PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE Definir missão; Formular objetivos Programar as atividades Dividir o Trabalho Designar as Atividades Agrupar as atividades em órgãos e cargos Alocar recursos Definir autoridade e responsabilidade Designar as pessoas Coordenar os esforços Comunicar;Motivar; Lidrar;Orientar Definir padrões Monitorar o desempenho Avaliar o desempenho Ação corretiva
15. As Quatro Funções Administrativas Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnológico Informação Planejamento Formular objetivos e Os meios para alcança-los Controle Monitorar as Atividades e Corrigir os desvios Organização Desenhar o trabalho, Alocar recursos e Coordenar atividades Direção Designar pessoas, dirigir seus esforços, Motivá-las e comunicá-las Desempenho Objetivos Produtos Serviços Eficiência Eficácia
16. NÍVEIS DE PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE
17. Micro orientada. Aborda cada tarefa ou operação apenas Curto prazo Detalhada, especifica e analítica Operacional Aborda cada unidade da empresa separadamente Médio prazo Menos genérico e mais detalhado Tático Macro orientado. Aborda a empresa como uma totalidade Longo prazo Genérico, sintético e abrangente Estratégico AmplitudePrazoConteúdoPlanejamento Os 3 Níveis de Planejamento
18. Análise e descrição de cargos Cada tarefa ou operação apenas Desenho de cargos e tarefas Operacional Tipos de departament alização Cada departament o isoladamente Desenho Departamental Intermediár io Tipos de organização A empresa como uma totalidade Desenho Organizacional Institucional ResultanteConteúdoTipo de Desenho Abrangênci a Os 3 Níveis de Organização
19. Cada grupo de pessoas ou tarefas Supervisores e encarregados SupervisãoOperacional Cada departamento ou unidade de empresa Gerentes e pessoal do meio do campo GerenciaIntermediário A empresa ou área da empresa Diretores e altos executivos DireçãoInstitucional AbrangênciaCargos Envolvidos Níveis de Direção Níveis de Organização Os 3 Níveis de Direção
20. Micro orientado Aborda casa tarefa ou operação apenas Curto prazo Detalhado , especifico e analítico Operacional Aborda cada unidade da empresa separadamente Médio prazo Menos genérico e mais detalhado Tático Macro orientado Aborda a empresa como uma totalidade Longo prazo Genérico, sintético e abrangente Estratégico AmplitudeExtensão de Tempo ConteúdoControle Os 3 Níveis de Controle
21. As 4 fases de Controle Ação Corretiva Estabelecimento de padrões Observação do desempenho Comparação do desempenho Com o padrão estabelecido
22. Os Níveis Hierárquicos Administração Operação Nível Institucional Nível Intermediário Nível Operacional Execução Presidentes Diretores Gerentes Supervisores Funcionário e Operários
23. Os diferentes Níveis da Organização Administração das operações, Supervisão da execução das tarefas e operações da empresa Administração de cúpula, definição de objetivos, Planejamento, Organização, Direção e Controle Níveis Institucional Intermediário Operacional Diretores Gerentes Supervisores Supervisores e Operários Execução das tarefas e operações
24. A Área de Autoridade Em Função do Nível Hierárquico Área de Autoridade Diretor Gerente Supervisor
25. ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS GERENTES CHESTER BARNARD (1938) FUNÇÕES DO EXECUTIVO HENRI FAYOL (1916) PROCESSO ADMINISTRATIVO HERBERT SIMON (1960) PROCESSO DECISÓRIO HENRY MINTZBERG (1973) PAPÉIS DO GERENTE Principais autores que estudaram a figura dos gerentes
26. Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade. Definir claramente as obrigações. Organizar a seleção eficiente do pessoal. Formular decisões de forma simples, nítida e precisa. Harmonizar atividades e coordenar esforços. Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única. Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa. Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução. VIII VII VI V IV III II I Os 16 deveres do gerente, segundo Fayol.
27. Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada. Ter tudo sob controle. Supervisionar a ordem material e humana. Manter a unidade de comando. Subordinar os interesses individuais ao interesse geral. Manter a disciplina. Usar sanções contra faltas e erros. Recompensar justa e adequadamente os serviços prestados. XVI XV XIV XIII XII XI X IX Os 16 deveres do gerente, segundo Fayol.
28. De forma que cada pessoa tenha apenas um superior. Respeito aos acordos estabelecidos entre a empresa e seus agentes. A primeira é o direito de mandar e o poder de se fazer obedecer. A segunda, a sanção – recompensa ou penalidade – que acompanha o exercício do poder. Designação de tarefas específicas para cada pessoa, resultando na especialização das funções e separação dos poderes. UNIDADE DE COMANDO IV DISCIPLINAIII AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE II DIVISÃO DO TRABALHO I Os princípios da Administração de Fayol.
29. Os princípios da Administração de Fayol. Desenvolvimento e manutenção da harmonia dentro da força de trabalho. Faz aumentar o zelo e a atividade dos agentes. Manutenção das equipes como forma de promover seu desenvolvimento. Tratamento das pessoas com benevolência e justiça, não excluindo a energia e o rigor quando necessários. Um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar. Hierarquia, a série de chefes do primeiro ao último escalão, dando-se aos subordinados de chefes diferentes a autonomia para estabelecer relações diretas (a ponte de Fayol). Equilíbrio entre a concentração de poderes de decisão no chefe, sua capacidade de enfrentar suas responsabilidades e a iniciativa dos subordinados. VIII ESPÍRITO DE EQUIPEXIV INICIATIVAXIII ESTABILIDADE DO PESSOAL XII EQÜIDADEXI ORDEMX CADEIA ESCALAR (LINHA DE COMANDO) IX CENTRALIZAÇÃO
30. FUNÇÕES DO EXECUTIVO Incutir Senso de Propósito Moral Trabalhar com a Organização Informal Facilitar a Comunicação Tomar Decisões Entender a Aceitação da Autoridade Funções do executivo, segundo Barnard.
31. Julgamento e Avaliação de AlternativasDecisão Concepção Prospecção Problema Criação de Alternativas Análise de um problema ou situação que exige solução Processo de tomar decisões, segundo Herbert Simon.
32. Papéis Interpessoais Papéis de Informação Dez papéis que os gerentes desempenham, segundo Mintzberg. Papéis de Decisão Figura de Proa Líder Ligação Monitor Disseminador Porta-voz Empreendedor Controlador de Distúrbios Administrador de Recursos Negociador
33. Habilidades Técnicas Habilidades Humanas Habilidades Conceituais Supervisão de Primeira linha Gerência Intermediária Administração Superior Três tipos de habilidades gerenciais e sua relação com a posição segundo Katz.
34. HABILIDADES SEGUNDO MINTZBERG 1. HABILIDADES DE RELACIONAMENTO COM COLEGAS 2. HABILIDADES DE LIDERANÇA 3. HABILIDADES DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS 4. HABILIDADES DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES 5. HABILIDADES DE TOMAR DECISÕES EM CONDIÇÕES DE AMBIGUIDADE 6. HABILIDADES DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS 7. HABILIDADES DE EMPREENDEDOR 8. HABILIDADES DE INTROSPECÇÃO

fonte:
http://pt.slideshare.net/rodrigoribeiro7792/planejamento-organizao-direcao-e-controle
Postado por: Tiago Barbosa dos Santos

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