domingo, 20 de julho de 2014

Alemanha multa em R$ 1 bilhão empresas que combinavam preço da salsicha


A autoridade alemã que regula a concorrência entre empresas, chamada Bundeskartellamt, aplicou multas que somam quase 338 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão) em 21 produtores de salsichas e em 33 pessoas. O motivo: combinar o preço pelo qual o produto seria vendido.
A prática conhecida como cartel é ilegal. As empresas ainda podem recorrer da decisão.
A investigação começou a partir de uma denúncia anônima. Documentos e depoimentos comprovaram que os produtores costumavam informar uns aos outros sobre a necessidade de aumentar os preços, segundo a autoridade alemã.
Esses produtores se reuniam regularmente e chamavam esse encontro de "Atlantic Group", referindo-se ao lugar onde se reuniram pela primeira vez, o hotel Atlantic, em Hamburgo, informa o Bundeskartellamt.
Além dos encontros, reajustes também foram combinados por telefonemas ou conference calls, especialmente a partir de 2003, de acordo com o órgão.
"O total das multas parece alto a primeira vista, mas é preciso considerar o grande número de empresas envolvidas, a duração do cartel e os bilhões obtidos nesse mercado", disse o presidente do Bundeskartellamt, Andreas Mundt.
Fonte:http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/07/16/alemanha-multa-em-r-1-bilhao-empresas-que-combinavam-preco-da-salsicha.htm
Aluna : Ana Kelly Dantas Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário