quarta-feira, 8 de abril de 2015

A importância do técnico em gerência
na administração hospitalar

Curso Técnico em Gestão Hospitalar surgiu para formar administradores profissionais e especializados na realidade dos hospitais.
Embora como foi dito acima seja interessante que um hospital funcione como uma empresa, um hospital não é uma empresa, seu funcionamento é diferente.
O profissional do curso técnico de gestão hospitalar, para atender a essa necessidade além de estudar os fundamentos da Administração de Empresas, estuda também questões práticas da realidade dos hospitais.
Usando seus conhecimentos para manter e melhorar o funcionamento dos hospitais, o profissional do curso técnico de gestão hospitalar é responsável por dar o melhor uso possível para o dinheiro e espaço físico dentro dos Hospitais.
Como tanto o dinheiro como o espaço para atender os pacientes é limitado, a função do Gestor Hospitalar é um grande desafio e exige muita liderança.
Também é de responsabilidade do profissional do curso técnico de gestão hospitalar cuidar da manutenção dos estoques e equipamentos médicos, cuidar da compra de produtos e equipamentos novos, gerenciar os Recursos Humanos do Hospital e cuidar da higiente e limpeza do local.
Podendo trabalhar em Hospitais Públicos e Particulares, o profissional de gestão hospitalar vem aparecendo cada vez mais nos cargos de gerência e chefia dos hospitais.

O Curso Técnico em Gestão Hospitalar

Durante o Curso Técnico de Gestão Hospitalar, que dura em média 2 anos, o aluno irá estudar 2 tipos de conteúdos básicos: Administração e questões da área de Saúde.
No primeiro ano do curso técnico, em geral, são estudadas as matérias de Administração, introduzindo conceitos tais como orçamentos, custos, investimentos, logística e Contabilidade.
Neste ano será estudada também Matemática que virá na forma de Estatística, Economia e Matemática Financeira Básica.
No segundo ano de Gestão Hospitalar, o curso tem um foco voltado mais para a questão prática dos hospitais.
Para isso o aluno estuda o funcionamento básico de um hospital, as funções de cada profissional hospitalar e também quais serão os principais problemas enfrentados.
Nesta etapa do curso técnico de gestão hospitalar haverão também aulas de gestão de projetos, gestão da qualidade, legislação e também aulas práticas, que incluem muitas visitas a um hospital real.

    Grade Básica do Curso Técnico de Gestão Hospitalar

    • Contabilidade Básica
    • Logística
    • Estatística
    • Economia Básica
    • Gestão de Qualidade
    • Gestão de Projetos
    • Legislação
    • Informática
    • Psicologia Básica
    • Aulas Práticas na área de Gestão Hospitalar

      fonte:http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/curso-tecnico/gestao-hospitalar/

      Postado por: Tiago Barbosa dos Santos

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário