segunda-feira, 6 de abril de 2015

Organização Hospitalar


A instituição hospitalar pode surgir em forma de sociedade particular, contendo um ou vários sócios ou em decorrência de um ato oficial nas esferas federal, estadual ou municipal.


As entidades hospitalares fazem parte de um grupo de instituições prestadoras de serviços e podem ter ou não fins lucrativos. Os hospitais sem fins lucrativos podem ser divididos da seguinte forma:



Hospitais Beneficentes;



Hospitais Filantrópicos.



O Hospital Beneficente é um hospital destinado a beneficiar uma determinada instituição de caridade ou um grupo de pessoas necessitadas. Ao contrário de hospital filantrópico que não cobra pelos seus serviços, o hospital beneficente usa os seus lucros para ajudar a quem necessita.



Os Hospitais Filantrópicos são instituições sem interesses em lucros ou outro proveito.
      

Os hospitais particulares são aqueles que prestam assistência com o objetivo de restaurar a saúde da população, porém essas instituições têm fins lucrativos. Podem atender pacientes por meio de convênios de saúde ou somente por meio de pagamento direto da assistência prestada.


Os hospitais e clínicas particulares podem atender diversas especialidades, nesses casos denominamos hospitais gerais ou apenas alguma especialidade, como por exemplo, atendimento oftalmológico ou estético.



São alguns exemplos de Hospitais e Clínicas Particulares:



Clínicas de Cirurgia Plástica;



Hospital de Olhos;



Hospital do Coração;



Hospital Geral.



O Ministério da Saúde define o hospital como parte integrante de uma organização Médica e Social, cuja função básica, consiste em proporcionar à população Assistência Médica Sanitária completa, tanto curativa como preventiva, sob qualquer regime de atendimento, inclusive domiciliar, cujos serviços externos irradiam até o âmbito familiar, constituindo-se também, em centro de educação, capacitação de Recursos Humanos e de Pesquisas em Saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente.


Aluna : Beatriz Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário