segunda-feira, 6 de abril de 2015

SAME

Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME)

O prontuário médico é um importante conjunto de documentos padronizados, ordenados e concisos, destinados a registrar todas as informações referentes aos cuidados médicos prestados ao paciente. O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) é o setor responsável por fornecer e organizar os prontuários para viabilizar as atividades diárias de todas as especialidades médicas.
Com uma ampla atuação em diversos setores do hospital e 33 funcionários especializados, o departamento divide-se em três áreas centrais: ativo, semi-ativo e cadastro no ambulatório. Quando somados, os três segmentos totalizam um acervo de mais de 200.000 prontuários que serão guardados, de acordo com o comitê de ética hospitalar, por 20 anos.

Os equipamentos utilizados para armazenagem no SAME ativo são arquivos deslizantes que acondicionam prontuários referentes aos últimos 08 anos e no semi–ativo são utilizadas estantes de aço que armazenam os anos anteriores ao ano de 2000.

O setor de arquivo hospitalar arquiva todos os exames dos pacientes com os prontuários. Outro trabalho desenvolvido pelo setor é o suporte para as pesquisas médicas realizadas no Hospital de Câncer de Barretos. Em média, cerca de 3.000 prontuários são utilizados mensalmente para este fim.

Nos últimos anos, o SAME desenvolveu um projeto modelo de digitalização dos prontuários, possibilitando um acesso veloz e eficiente referente para as informações nele contidas e minimizando a circulação do prontuário físico pelo hospital. Além de ajudar no acesso, prioriza o atendimento ao paciente no menor tempo possível e com a devida segurança.

Em relação ao prontuário físico ainda se faz necessário, o departamento realizou a construção de um padrão que organiza as pastas de forma eficiente, utilizando cores, etiquetas e divisões que facilitam o seu manuseio e a procura por informações do paciente.

Devido a grande movimentação e criação de novos prontuários, o departamento passa por freqüentes reavaliações e planos de gestões administrativas para poder extrair a máxima eficiência no serviço. Em 2010, o SAME também realizou uma grande campanha de recadastramento para tornar mais fácil a comunicação e a localização dos pacientes que realizaram alterações cadastrais.
Fonte:http://www.hcancerbarretos.com.br/institucional/unidades/122-institucional/departamentos-medicos/servico-de-arquivo-medico-e-estatistica-same/268-servico-de-arquivo-medico-e-estatistica-same
Por: Lígia Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário