domingo, 8 de junho de 2014

Bovespa fecha em alta de 3%, maior valorização em dez semanas

Ibovespa avançou 3,04%, a 53.128 pontos, impulsionado por estatais.
Na semana e no mês, a alta acumulada é de 3,69%.


O principal índice da Bovespa encerrou esta sexta-feira (6) com a maior valorização em um único pregão em dez semanas, com investidores voltando ao mercado, após nova pesquisa eleitoral do Datafolha e dados positivos do mercado de trabalho norte-americano.
O Ibovespa avançou 3,04%, a 53.128 pontos, maior ganho em uma única sessão desde 27 de março, quando subiu 3,5%, também reagindo a uma pesquisa eleitoral, destaca a Reuters.
O giro financeiro do pregão foi de R$ 8,3 bilhões.
Na semana e no mês, a alta acumulada é de 3,69%.
As ações de companhias estatais dispararam e tiveram as altas mais expressivas do índice. Os papéis preferenciais da Petrobras subiram 8,33%, as ordinárias da Eletrobras ganharam 9,33% e os papéis do Banco do Brasil subiram 5,31%.
Mas a alta do índice foi generalizada. Apenas 6 das 71 ações do Ibovespa caíram.
Pesquisa eleitoral e mercado
O levantamento do Datafolha mostrou queda de 3 pontos percentuais da presidente Dilma (PT), para 34% das intenções de voto, enquanto seu principal adversário, Aécio Neves (PSDB), perdeu 1 ponto percentual, para 19%. A pesquisa também mostrou maior dificuldade de Dilma vencer seus adversários no segundo turno.
Os números aparecem num momento de fraca atividade econômica e confiança em baixa.
Agentes financeiros têm comemorado a queda da presidente Dilma nas pesquisas, em meio à expectativa de mudanças na condução da política econômica e menor intevenção em companhias estatais após as eleições, destaca a Reuters.
Para o analista Clear Corretora Raphael Figueredo, a alta tem que ser vista com cautela, uma vez que a falta de convicção do investidor ao longo da semana fez com que o índice encontrasse dificuldade para subir em outros pregões, diante do baixo volume de negócios. Espera-se que as negociações tenham ritmo lento também na semana que vem devido ao início da Copa do Mundo.
No exterior, o relatório de emprego de maio dos Estados Unidos contribuiu para o bom humor nesta sexta. A taxa de desemprego nos Estados Unidos ficou estável em 6,3% em maio, com a criação de 217 mil vagas fora do setor agrícola.
O documento mostrou que empregadores mantiveram um ritmo sólido de contratações, retornando o emprego ao nível pré-recessão, o que confirma que a economia se recuperou de seu declínio no inverno.
Ação da Cesp caiu 4%
A ação da Cesp foi o maior destaque de queda do dia, perdendo 4,15%. A geradora paulista foi afetada por expectativas de nova queda no preço de energia de curto prazo (PLD) para semana que vem com a melhora nas previsões de chuvas para abastecimento dos reservatórios.
A Cesp é uma das empresas que obteve mais ganhos neste ano com a alta no preço de energia de curto prazo, já que está entre as poucas geradoras com energia descontratada, disponível para venda.
http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2014/06/bovespa-fecha-em-alta-de-3-maior-alta-em-dez-semanas.html
Letícia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário