sexta-feira, 6 de junho de 2014

    Tributo pode representar mais de 70% do preço de presente para        namorados

  Perfume importado é o que tem maior carga, chegando a 78,43%, diz IBPT.
   No caso de jantar em restaurantes, a incidência é menor, de 32,31%.


Frasco do perfume Chanel N°5 em exposição no Palais de Tokyo (Foto: Eric Feferberg/AFP)           Os produtos mais procurados para presentar no Dia dos Namorados podem chegar a ter mais de 70% do valor só em tributos, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) divulgada nesta sexta-feira (6).
          O perfume importado, por exemplo, tem a maior carga tributária, 78,43%. No caso do perfume nacional, o percentual é menor, de 69,13%. O aparelho de MP3 tem incidência de imposto menor: 49,45%, e a bolsa de couro, 41,52%.
          Para quem quer, além de presentear, sair para jantar, também haverá cobrança de imposto, que equivalerá a 32,31% do valor total da conta, de acordo com o levantamento.
         Segundo o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, a alta carga tributária dos presentes se deve ao fato de serem itens considerados supérfluos, "sendo que alguns deles também passam por processo de industrialização ou são importados, o que elevada ainda mais a tributação".
      “O sistema tributário brasileiro é excessivamente concentrado no consumo. Certamente, se a carga tributária fosse menor, o contribuinte poderia escolher melhor como presentear em ocasiões como o Dia dos Namorados”, afirmou, em nota.
               Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/06/tributo-pode-representar-mais-de-70-do-preco-de-presente-para-namorados.html
                                                                                                                                   (Lígia Amorim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário