terça-feira, 10 de junho de 2014

IGP-M mostra deflação no início de junho, diz FGV.


O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecido como inflação do aluguel, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos de locação, seguiu a tendência de maio e registrou queda de 0,64%. Em relação ao mesmo período de maio, a variação foi de 0,06%. No ano, o indicador acumula alta de 2,56% e, em 12 meses, de 6,35%.
Os números foram divulgados nesta terça-feira (10) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Três índices sobre variação dos preços, que analisam a situação na indústria, construção civil, agricultura, comércio varejista e serviços prestados às famílias, são usados no cálculo do IGP-M.
Um deles é o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que calcula os preços no atacado e tem o maior peso sobre o IGP-M. Ele registrou variação negativa de 1,32% na primeira semana de junho. No mesmo período do mês de maio, o índice variou -0,28%.
Com peso menor no IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede os preços no varejo, variou 0,14% na primeira prévia de junho, depois de avançar 0,64%. A maioria das classes de despesa apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, com a maior contribuição partindo do grupo alimentação (de 0,73% para -0,26%).
Também foi divulgado o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que calcula os preços nesse setor e integra o cálculo do IGP-M. Na primeira semana de junho, a taxa de variação de 1,91%, acima do resultado do mês anterior, de 0,92%.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/06/igp-m-mostra-deflacao-no-inicio-de-junho-diz-fgv.html
Aluna: Mirna Maria Barbosa Sarmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário