sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sem evoluir de forma satisfatória, plantio do trigo chega a 12% no RS

Constatação é da Emaber/RS-Ascar, em novo boletim informativo.
Entidade cita que média estadual deveria ser de 25%.


Trigo foi responsável pelo aumento da safra de grãos de inverno (Foto: Divulgação/Josá Adair Gomercindo/SECS)Segundo Emater, plantio alcançou 12%
(Foto: Divulgação/Josá Adair Gomercindo/SECS)


O plantio da safra de trigo no Rio Grande do Sul chegou a 12% da área estimada, influenciado pelas condições climáticas de longos períodos de umidade. O percentual é praticamente o mesmo verificado na safra passada para esta mesma época do ano. A média estadual deveria ser de 25%. É o que aponta o informativo conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nessa quinta-feira (05)..

De acordo com a publicação, na região de Santa Rosa, uma das maiores produtoras de trigo do Estado, a cobertura alcançada chegou a 11% o que, na avaliação dos técnicos, preocupa os agricultores.

"Em algumas situações os agricultores arriscaram realizar o plantio mesmo com o solo bastante encharcado, que poderá dificultar uma melhor germinação", elenca a Emater em seu boletim.
Na região de Passo Fundo (Planalto), onde o plantio se realiza mais tarde, os triticultores estão realizando pedidos e reservas de insumos, elaborando projetos técnicos de custeios, com vistas a conseguir recursos junto aos agentes financeiros para o custeio das lavouras, destaca ainda a empresa em seu relatório.

"Os triticultores planejam iniciar o plantio após o dia 15 de junho, concentrando a semeadura na segunda quinzena de junho, ou mesmo no início de julho", diz a Emater.

Para o Noroeste do Rio Grande do Sul, a área inicialmente estimada é de 3,8 mil hectares. Nas regiões do Noroeste Colonial e Alto Jacuí, deverão ser plantados próximos a 4,5 mil hectares, cita ainda o informativo.

http://g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2014/06/sem-evoluir-de-forma-satisfatoria-plantio-do-trigo-chega-12-no-rs.html

                        Thays Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário