sexta-feira, 6 de junho de 2014

 Pesquisas eleitorais devem salvar  Bovespa da apatia nos próximos meses

 As pesquisas eleitorais devem salvar o mercado de ações brasileiro da apatia durante a Copa do Mundo de Futebol e as férias de verão no Hemisfério Norte. A visão de especialistas, que era de um Ibovespa de lado nos próximos meses mesmo em dias de sondagens com eleitores, mudou com a divulgação da última pesquisa Datafolha, nesta sexta-feira.

O levantamento trouxe queda de intenções de voto em todos os candidatos à Presidência da República. Mas a presidente Dilma Rousseff também recuou, de 37% das intenções de voto em maio para 34%. Um estrategista de um grande banco estrangeiro diz que sua visão sobre os próximos passos do Ibovespa mudou após a pesquisa. Segundo ele, o que poderia ser um período sem grandes sobressaltos, deve se mostrar mais movimentado do que o esperado, em função dessa queda. "O número surpreendeu. O mercado esperava que Dilma se estabilizasse num patamar mais próximo dos 40% e não tivesse mais espaço para cair tão cedo", afirma esse analista.

Nesta sexta-feira, o Ibovespa reage em alta à pesquisa. O índice subia 2,70% às 14h30, cotado em 52.953 pontos. As ações de estatais têm altas fortíssimas e encabeçam a lista de destaques. Petrobras PN lidera e sobe 6,31%, seguida por Petrobras ON (5,94%), Eletrobras ON (5,35%) e Banco do Brasil ON (5,3%). Também anima as mesas de operação a informação divulgada por Raymundo Costa de que a pesquisa reforça, entre os aliados do Partido dos Trabalhadores (PT), a torcida por uma troca de Dilma por Lula na corrida presidencial. "Lula tinha Henrique Meirelles no Banco Central. Se for um governo nos moldes do primeiro mandato dele, seria muito bom", diz um gestor que prefere não ser identificado. 

Com a pesquisa Datafolha, o mercado financeiro cria novas expectativas de que a presidente mostre mais quedas em outros levantamentos. E esses solavancos podem tirar o Ibovespa da apatia ao menos em alguns pregões, já que o volume financeiro movimentado na Bovespa indica uma fraca disposição para negócios.

Segundo informações da BM&FBovespa, a média diária de negociação em junho está em R$ 5,146 bilhões, queda de 19% sobre maio. Para efeito de comparação, em um ano o maior volume registrado por dia foi justamente em junho de 2013, com R$ 8,942 bilhões.

O diretor técnico da Apogeo Investimentos, Paulo Bittencourt, ainda espera meses de marasmo. Para ele, mudanças de rota mais fortes só virão caso a vitória de Dilma no segundo turno pareça ameaçada. "Precisamos ver para onde vai a fatia da população que ainda não sabe em quem votar", disse. Mas ele acredita que os dias de pesquisa terão poder para provocar ajustes de trajetória, como o de hoje. 

Fonte:http://economia.uol.com.br/noticias/valor-online/2014/06/06/pesquisas-eleitorais-devem-salvar-bovespa-da-apatia-nos-proximos-meses.htm

Aluna:Mirna Maria Barbosa Sarmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário