quinta-feira, 5 de junho de 2014

                 

Gestão Saúde

As funções do tecnólogo em Saúde variam de acordo com a ênfase do curso escolhido. No entanto, o que todas as especialidades têm em comum é a preocupação em melhorar o diagnóstico e o tratamento de doenças e promover a saúde da população. O profissional pode atuar em hospitais, clínicas, laboratórios e unidades de saúde. Ele tem a opção de se especializar na engenharia de equipamentos médico-hospitalares, trabalhando em oficinas e empresas de manutenção ou na operação deles, como em clínicas especializadas em radioterapia, ultrassonografia e fisioterapia. Na área de vigilância sanitária, analisa, avalia e inspeciona estabelecimentos e situações de interesse à saúde, diagnosticando problemas sanitários críticos, além de prevenir e eliminar os riscos à saúde. Em gestão, planeja e coordena programas para promover melhorias na qualidade do sistema de saúde de instituições públicas e privadas.

O mercado de trabalho

O mercado está aquecido para esse tecnólogo, que é requisitado principalmente por empresas de manutenção de equipamentos médico-hospitalares, como a ForMedical, de Campinas (SP), e a Bioeng, de Curitiba (PR). Ambas oferecem serviços terceirizados a hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios de análises clínicas, patologias e de imagens. O departamento de vendas de fabricantes desses equipamentos também solicita o profissional. Hospitais e laboratórios dispõem de vagas para o tecnólogo especializado na área de qualidade, já que cada vez mais esses estabelecimentos buscam certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), organização que avalia serviços de saúde no Brasil. Quem quiser atuar na área de análise de risco (avaliando possíveis problemas que os equipamentos podem causar aos pacientes) também vai encontrar vagas em hospitais. As oportunidades estão concentradas na capital paulista, que tem uma vasta rede de hospitais e laboratórios e onde se localiza a maioria das empresas de manutenção de equipamentos médico-hospitalares, mas há postos de trabalho em Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São Carlos, Piracicaba e Sorocaba, todas no interior de São Paulo

O curso

Em face da diversidade de cursos tecnológicos na área de saúde, as características de cada um diferem conforme o foco da escola. Eles têm em comum a preocupação em desenvolver conhecimentos que auxiliem no diagnóstico rápido e preciso das doenças. Os cursos de equipamentos são voltados para o projeto, a manutenção e o controle de equipamentos utilizados em diagnóstico e tratamento, apresentando disciplinas específicas como técnicas de circuitos digitais e automação, construção de aparelhos e elementos de mecânica de precisão. Já os de citotecnologia e análises clínicas têm mais ênfase em bioquímica, biologia molecular, microbiologia, parasitologia, cultura de tecidos, análises de genoma, bioensaios, bioinformática, citologia e imunologia. Os cursos voltados para a vigilância sanitária têm disciplinas que tratam de temas como epidemiologia, saúde do trabalhador e alimentos. O Centro Universitário Hermínio da Silveira (Uni IBMR), no Rio de Janeiro (RJ), oferece o curso de Terapias Naturais Holísticas, que prepara o profissional para prestar atendimento nas áreas de hidroterapia, massoterapia, shiatsu e acupuntura, entre outras. Algumas faculdades exigem estágio e trabalho de conclusão de curso.

Ester Teles 

Nenhum comentário:

Postar um comentário