1.
EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias
e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário.
1.
Ponto de vista econômico: a empresa possui dois fatores de produção: trabalho e capital.
1.
Produção = fenômeno econômico que
cria ou gera mercadorias e/ou serviços para troca ou permuta. Somente existem 2
tipos de produção: mercadorias (alimentos, remédios, etc.) e serviços (transportes, médicos hospitalares,
etc.).
1.
Trabalho = todo esforço humano
destinado à produção.
1.
O homem é agente e o seu trabalho o 1º fator de produção. Os recursos da terra e da natureza
representam o 2º fator de
produção, isto é, o capital (máquinas e animais).
1.
Capital = representa os recursos
disponíveis e aplicados.
2.
Capital financeiro = dinheiro ou crédito (financiamento).
3.
Capital econômico = equipamentos, produção, máquinas,
ferramentas, etc. (investimento).
1.
Nos sistemas econômicos capitalistas, as empresas são
constituídas para obtenção de lucro (diferença entre o menor custo de produção
e maior preço das vendas das mercadorias e/ou serviços), caso contrário terá
prejuízo.
1.
O lucro tem dois destinos:
2.
Ser distribuído entre os sócios (Ltda.) ou acionistas (S/A).
3.
Permanecer no giro dos negócios, figurando como reserva e
acréscimo de capital.
1.
De acordo com a teoria organicista: as empresas comerciais ,
industriais, agrícolas, hoteleiras, etc., são consideradas organismos econômicos que produzem mercadorias e/ou
serviços com o objetivo de lucro.
1.
ENTIDADES: organismos econômicos
destinados a produção de mercadorias e/ou serviços, sem fins lucrativo. Por
exemplo: ONGs, clubes esportivos, fundações educacionais, associações
religiosas, etc.
2.
Os resultados alcançados nas entidades são chamados de superávits (excesso de receitas sobre as
despesas), incorporando ao patrimônio, sem distribuição entre diretores ou
membros. déficits (excesso de despesas sobre as
receitas), o seu total permanece em suspenso para ser amortizado com superávits
futuros.
1.
A Administração é uma das vias que nos conduzem ao objetivo das
empresas ou entidades.
1.
Os administradores são pessoas encarregadas de fazer planos,
organizar, dirigir e controlar as operações, por meio do esforço conjunto dos
empregados (técnica administrativa).
1.
Conceito de Harold
Klotz: “Administração é a arte de realizar coisas com e por meio de pessoas
em grupos, formalmente organizados.” Grupos formalmente organizados, quer dizer
que não basta a reunião de pessoas para que se verifique a presença da ação
administrativa. O grupo de pessoas deve ser constituído de forma deliberada e
legalmente organizada, como acontece numa empresa ou entidade.
1.
conceito de William
H. Newman: “ Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os
esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum.” A necessidade de
orientação, direção e controle dos esforços do grupo de indivíduos e que esse
papel cabe ao administrador, ou seja, pode existir um número de pessoas - em um
cinema, dentro de um ônibus ou uma praça pública - mas, na falta de orientação,
direção e controle da atividade grupal, não haverá, evidentemente,
Administração.
1.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS:
1.
PLANEJAMENTO “é decidir
antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou
meta.”
1.
Podemos destacar 2 tipos principais de planejamento
administrativo:
a) planejamento especial - é o que, atingindo seu objetivo,
deixa de ser utilizado.
b) planejamento geral - é usado, muitas vezes, de forma
permanente.
1.
Projeto: é um instrumento que possibilita avaliar as vantagens e
desvantagens de reunir ou combinar todos os recursos num investimento
empresarial, bem como aferir a capacidade dos empresários.
1.
os projetos visam a montagem ou expansão das empresas, em bases
racionais, os projetos devem justificar o interesse em se manter um programa de
produção, e também reduzir os riscos que todo empresário enfrenta ao tomar a
decisão de investir.
1.
Podemos dizer que o valor dos projetos é:
1.
Do ponto de vista social (macroeconomia - estudo agregativo da
atividade econômica como um todo).
2.
Acelera o desenvolvimento econômico do país;
3.
Proporciona maior número de empregos aos trabalhadores.
1.
Do ponto de vista empresarial (microeconomia - cuida
individualmente do comportamento dos consumidores e produtores).
2.
Justifica um programa de produção e a reunião dos fatores de
produção;
3.
Permite reduzir os riscos do investimento;
4.
Avalia a capacidade técnico-administrativa dos administradores.
1.
Podemos distinguir um projeto em quatro fases distintas:
(1ª) Anteprojeto: procura-se, em linhas gerais,
estabelecer um confronto entre as vantagens e as desvantagens de levar avante a
constituição de uma empresa, ou seja, realizar um investimento empresarial.
(2ª) Projeto Final: como a própria
denominação esclarece, deve conter todos os dados (econômicos, técnicos,
financeiros, administrativos e legais) para instalação ou expansão da empresa
na região escolhida.
(3ª) Implantação do Projeto: significa construir e instalar a
empresa de acordo com as especificações constantes do projeto final,
devidamente aprovado.
(4ª) Funcionamento Operacional do
Projeto: consiste em entrar em pleno desenvolvimento das operações, ou
seja, produzir mercadorias ou serviços de consumo para atender ao mercado
consumidor.
1.
ORGANIZAÇÃO “é o processo
administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os
equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.”
1.
Referente a estrutura organizacional, pode-se entendê-la
recorrendo a duas teorias de organização:
(1ª) teoria organicista: as empresas são comparadas ao
organismo animal. Trata-se de um estudo pelo processo analógico, por meio do
qual observa-se a semelhança entre coisas diferentes. Podemos dizer que o
conceito de órgão envolve a palavra função, que significa a ação de cada órgão,
ou no caso da empresa, os serviços executados em cada departamento ou seção. Por
exemplo, no organismo humano a digestão é a função dos órgãos digestivos; nos
organismos econômicos (empresa) os recebimentos e pagamentos são funções (ou
serviços) da seção de caixa.
(2ª) teoria comportamentista: as empresas constituem uma reunião
de pessoas que trabalham para a produção de mercadorias e/ou serviços. As
relações que se estabelecem entre as pessoas que trabalham numa empresa
constituem o que se chama de estrutura organizacional.
1.
A estrutura organizacional determina quais os cargos ou postos que
devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções (ou serviços) a serem
desempenhadas por elas.
1.
Quando a empresa é organizada chama-se: “Estrutura de Organização Formal”,
estabelecimento da linha de autoridade (quem tem autoridade sobre os subordinados)
e a linha de responsabilidade (quem tem de prestar obediência a determinada
autoridade).
1.
Tipo ou Modelo Organizacional Clássico:
1.
Disciplina em primeiro lugar;
2.
Autoridade vai à linha vertical (piramidal);
3.
Duas vantagens: unidade de comando (executor recebe ordens de um
único supervisor) e simplicidade de estruturação (fácil esquema da empresa).
4.
Desvantagem: o modelo em forma de pirâmide é muito rígido e que,
por isso, cria dificuldades nas transmissões de informações (deve-se
informatizar a empresa).
5.
Recomendações: reduzir ou achatar a organização vertical ou
piramidal e reduzir os níveis hierárquicos.
1.
Tipo Organizacional para Grandes Empresas:
-
unidades de negócios: consiste em criar áreas ou setores independentes, com vida
própria (previsão orçamentária, apuração de custos e resultado operacional
positivo - lucro). Não se deve confundir as unidades de negócios em referência
com as “células de produção” .
-
horizontais:
com o surgimento da técnica administrativa, a partir de 1990, denominada de
Reengenharia de Negócios, a qual recomenda a busca do tamanho certo da empresa
(rightsizing), bem como a redução dos níveis hierárquicos (downsizing)
e ao praticar esses dois atos administrativos, a empresa estará se horizontalizando.
1.
Vantagem: rapidez na tomada de decisão
2.
Desvantagem: desemprego generalizado.
-
redes:
costuma ser adotado por empresas que não têm características das grandes, como
instalações volumosas e muitos funcionários, mas o movimento econômico-financeiro
é bem elevado. Há a interligação entre as empresas, ligando os funcionários
espalhados por todos os lugares (Alguns autores preferem chamar esse tipo de
organização de virtual; outros denominam de modular). É diferente de rede
comercial.
1.
Nos tipos ou modelos em rede, cumpre saber que a colaboração de
terceiros é feita por meio de contratos de empreitadas. Isso nos leva a
concluir que, com raras exceções, pois a empresa contratante às vezes faz uma
parte do projeto, a maioria dos empreendimentos será terceirizada (outsourcing).
1.
As empresas prestadoras de serviços especializados, ou seja, as
executantes do que se convencionou chamar de “pacote de serviços”, não se
subordinam à empresa contratante, cujos diretores se reúnem esporadicamente
para tratar exclusivamente sobre o andamento do (s) projeto (s).
“Estrutura
de Organização Informal”: não
é visível nas empresas, mas ninguém pode negar sua existência. Existem muitas
razões para justificar as mais variadas alterações ou desvios daquilo que foi
planejado e organizado. Esse fenômeno é comum em toda a organização humana,
pois sempre aparece alguém procurando modificar ou alterar o que existe, o que,
às vezes, é um bem, desde que beneficie a todos os interessados na organização.
Isso não deve ser como o uso de outras duas técnica administrativa: a
administração participativa (todos os que estão ligados à empresa participam
das decisões) e a autogestão empresarial (toda a empresa está sob o controle
dos trabalhadores ou dos empregados). Não confundir com cogestão.
1.
A organização ou estruturação da empresa deve levar em conta
três questões:
1.
Autoridade: é direito de mandar e o
poder de se fazer obedecer.
1.
Responsabilidade: é a obrigação de fazer e
prestar contas do que foi feito.
1.
Divisão do Trabalho: é considerada como princípio fundamental da organização, isto é,
a organização existe porque o trabalho do homem é dividido, uma vez que ele não
pode fazer tudo. A divisão do trabalho decorre da distribuição da autoridade e
das responsabilidades nas empresas. Ao dividir o trabalho estamos Departa
mentalizando, ou seja, criando diversas seções que executam as funções (ou
serviços) específicas ou próprias.
1.
O trabalho de departa
imaginar uma empresa costuma
ser desdobrado em duas fases:
-
a análise:
é o trabalho de decompor um todo, com a finalidade de conhecer suas partes. No
caso da organização, análise consiste
em conhecer cada uma das funções (ou serviços), de acordo com sua natureza;
- a síntese: é o trabalho
de compor o todo, reunindo todas as partes conhecidas. No caso da organização,
a síntese compreende o
agrupamento das funções (ou serviços) em departamentos específicos.
1.
Os gráficos da organização apresentam a estrutura organizacional
da empresa, ou então, o movimento ou fluxo de suas atividades, daí sua
classificação em dois tipos ou modelos:
·
Organogramas: a estrutura
organizacional de uma empresa pode ser representada graficamente por meio de
pequenos retângulos - também conhecidos por "caixas" - e linhas
indicativas das ligações hierárquicas.
·
Fluxogramas (flowcharts): serve para designar até um simples
rascunho, no qual se faz, por exemplo, uns círculos ou retângulos ligados por
linhas em forma de flechas, com a finalidade de mostrar como é que a coisa
funciona ou se movimenta. O fluxograma serve também para acusar os defeitos, os
erros, as falhas, os retrabalhos, as demoras ou atrasos e assim por diante.
Esses fatos ou eventos acabam representando um custo desnecessário ao que se
produz ou que se faz (denominado custo
agregado). Por causa desses
retrabalhos foram criadas organizações para defesa dos consumidores, como por
exemplo, o PROCON.
1.
DIREÇÃO “é o processo
administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas
antecipadamente planejadas.”
1.
Dirigir uma empresa significa conseguir que os empregados
executem as tarefas (ou serviços) pelas quais respondem.
1.
“Tarefa é um trabalho que se há de concluir em determinado
tempo; serviço é o exercício de funções obrigatórias, ou, então, o desempenho
de qualquer trabalho.”
1.
Principais meios de direção empresarial:
·
Ordens ou Instruções (transmitir decisões aos subordinados): são dadas ou emitidas pelos encarregados da
direção, enquanto ao empregado cumpre obedecer, executando o que lhe foi
determinado.
Thays Nunes
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAARTUAA/planejamento-organizacao-direcao-controle
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