segunda-feira, 8 de junho de 2015

Contratação eficiente – A importância da inclusão de portadores de necessidades especiais nas empresas

Eles são 650 milhões em todo o mundo, o que representa 10% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são cerca de 16 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Destes, 30% têm deficiência moderada ou severa e 70% possuem um tipo de deficiência leve.Um dos maiores problemas enfrentados pelos portadores de necessidades especiais atualmente, é a entrada no mercado de trabalho. Ainda sim, a legislação brasileira para a pessoa com deficiência é uma das mais avançadas do mundo, com práticas de ações afirmativas que muitos países ainda não possuem, pois determina que empresas com 100 ou mais funcionários contratem um percentual de pessoas com deficiência de 2 a 5% do efetivo.
A legislação contribui para o avanço da igualdade de direitos, mas o cumprimento da mesma ainda se faz pouco presente em grande número de empresas. 
As barreiras para a inclusão de deficientes nas empresas talvez estejam mais em nossas cabeças do que em problemas efetivos. É preciso quebrar paradigmas e sensibilizar gestores e funcionários. Pequenas modificações estruturais devem ser feitas nas empresas para receber estas pessoas. Em geral, são necessárias algumas adaptações físicas: instalações de rampas, de banheiros adaptados para cadeiras de rodas, de sinais sonoros e instruções em Braille para deficientes visuais. São obras, geralmente, de baixo custo. O importante é que sejam feitas dentro de medidas e parâmetros corretos. 
O portador de deficiência no uso de suas aptidões, (que não depende de suas deficiências), é tão ou mais produtivo que qualquer outra pessoa. Muitos se sobressaem quando colocados em funções adequadas. Deficientes auditivos e visuais, por exemplo, costumam ter um nível de concentração superior ao de pessoas com essas funções sensoriais ‘normais’.
Experiências de inclusão em empresas já estão estimulando outras a adotarem a mesma atitude, pois têm gerado resultados bastante positivos. A questão da inclusão de deficientes no mercado de trabalho é um desafio que pode ser visto pelas empresas como uma crise ou como uma oportunidade incrível de contribuir para um mercado de trabalho cada vez mais democrático.

http://www.ciespcampinas.org.br/site/noticias/43/2011/06/contratacao-eficiente-%E2%80%93-a-importancia-da-inclusao-de-portadores-de-necessidades-especiais-nas-empresas/

Postado: Asafe Santos Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário