segunda-feira, 15 de junho de 2015

De um certo modo,esta parte dedicada á direção da ação empresarial deverá limitar-se apenas á condução das atividades dos participantes que atuam internamente dentro das fronteiras empresariais,os empregados em todos os níveis hierárquicos da organização empresarial. Convém lembrar que os empregados,como pessoas, não vivem exclisivamente dentro das empresas. Eles participam também de outras organizações,das quais tamém dependem para viver e nas quais desempenham outros papéis sociais . Então,a empresa não constitui a vida inteira das pessoas,nem possui a amplitude  de uma sociedade. As pessoas se encontram apenas parcialmente incluídas na empresa.
Os assuntos mais ligados á direção são:

  • Comunicação;
  • Estilos de liderança;
  • Métodos de motivação do pessoal.

A direção constitui uma das mais complexas funções administrativas,pois envolve:


  • Orientação;
  • Assistência;
  • Execução;
  • Comunicação;
  • Liderança.

Enfim,todos os processos pelos quais os administradores procuraminfluenciar os seus subordinados para que se comportem dentro das expectativas da empresa. Como não existem empresas sem pessoas,a variável humana é um importante desafio para a sua administração,pois as empresas só podem funcionar se as pessoas estiverem ocupados seus cargos e desempenhando seus papéis de acordo com o que lhes foi solicitado. Se quisermos compreender o comportamento das empresas,precisamos estudar o comportamentos dentro delas.
Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los. Como tempo é dinheiro quando se fala em negócios,a má interpretação de solicitações,relatórios ou instruções pode provocar elevados custos. O bom executivo é aquele que sabe explicar as coisas ás pessoas para fazê-las bem e prontamente. A direção está relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. Em todas as empresas,os vários recursos devem ser combinados em proporções adequadas,para produzir um dado resultado de produtos ou serviços. E é com os recursos humanos que a função administrativa de direção está relacionada.
Da mesma maneira como as empresas são infinitamente variáveis e diferentes entre si,também os seus participantes,as pessoas,são variáveis e diferentes entre si. Há duas alternativas para estudar as pessoas em uma empresa:

  • PESSOAS COMO PESSOAS: Dotadas de caracteristicas próprias de personalidade e de individualidade,aspirações,valores,atitudes,motivações e objetivos individuais;
  • PESSOAS COMO RECURSOS: Dotados de habilidades,capacidades,destrezas e conhecimentos necessários para a tarefa empresarial.

A alternativa de visualizar as pessoas como recursos empresariais não deve deixar de lado os aspectos pessoais de personalidade,individualidade,expectativas,valores,motivações,entre outros das diferentes pessoas. O que complica tudo é,as empresas são:

  • As empresas são pessoas;
  • Empresas são grupos;
  • empresas são empresas;
  • Administradores administram pessoas;
  • Administradores administram grupos;
  • Administradores são membros de grupos;
  • Administradores são participantes de empresas.

O Administrador está tanto dentro quanto fora desse complicado círculo de relacionamento. Ele administra pessoas,mas também é administrado por alguém. Ele administra grupos e equipes,mas também faz parte de grupos e equipes.
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Asafe Torres

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