segunda-feira, 8 de junho de 2015

TCD - ATIVIDADE COMPLEMENTAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA OBJETIVO: Tenho como meta mostrar a importância e necessidade da inclusão social e profissional de pessoas deficientes, pois nos países mais desenvolvidos que o Brasil, existem projetos e legislações governamentais que tratam desse assunto como prioridade e pretendo nesse trabalho abordar o assunto de forma bem simples e baseado em pesquisas desenvolver e trocar experiências de forma globalizada pelo menos ao nosso redor.

TCD - ATIVIDADE COMPLEMENTAR EDUCAÇÃO INCLUSIVA

OBJETIVO: Tenho como meta mostrar a importância e necessidade da inclusão social e profissional de pessoas deficientes, pois nos países mais desenvolvidos que o Brasil, existem projetos e legislações governamentais que tratam desse assunto como prioridade e pretendo nesse trabalho abordar o assunto de forma bem simples e baseado em pesquisas desenvolver e trocar experiências de forma globalizada pelo menos ao nosso redor.

JUSTIFICATIVA: A inclusão teve o seu inicio na educação, a partir do momento em que os profissionais da área passaram a observar a potencialidade das pessoas com deficiência. Esse processo tem ocorrido de forma lenta, e as oportunidades educacionais tiveram o seu apogeu dentro das salas de aula, no momento em que professores perceberam algumas qualidades que esses alunos tinham, quando desenvolviam temas como: desenhos e trabalhos manuais o que permitiu a identificação de talentos natos.
INTRODUÇÃO: A questão relacionada aos deficientes que, ao longo da história, sofreram diversas discriminações na educação e que posteriormente, este quadro se reflete no mercado de trabalho. As empresas, apesar do conhecimento acerca da legislação atual de acessibilidade de deficientes no quadro de pessoal, realizam as contratações sem a preocupação de dar credibilidade ao deficiente de suas habilidades ou mesmo sem adaptar as funções para este profissional portador de necessidades especiais. A partir daí, surgiu á necessidade da atuação do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal no prosseguimento das discussões sobre inclusão social nas empresas visando sensibilizar os administradores para a importância da inclusão de deficientes no mercado de trabalho.
DESENVOLVIMENTO: Desde 1991 existe uma lei no Brasil (Lei nº 8.213 - Artigo 93), que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a contratarem pessoas portadoras de deficiências. A lei prevê que uma determinada quantidade de vagas, que varia de 2% a 5% do número total de funcionários, deve ser reservada para pessoas deficientes.
Como toda medida afirmativa, a lei vem causando grande polêmica e seu cumprimento ainda não é uma realidade para a maior parte das empresas.
A questão da inclusão de deficientes no mercado de trabalho é um desafio que pode ser visto pelas empresas como uma crise ou como uma oportunidade incrível.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Baseado em pesquisas e consultas para realização desse trabalho, entendo que deveríamos numa proporção bem mais acelerada tratar o assunto com a maior rapidez e urgência possível, pois tenho certeza que existem muito talentos escondidos e necessitando de uma oportunidade para fazer parte de mundo empresarial mais efetivo.
REFERÊNCIA: http://www.administradores.com.br/producao-academica/inclusao-dos-deficientes-nas-empresas/4439/
MARCOS ANTÔNIO ANDRADE SANTOS

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