segunda-feira, 15 de junho de 2015

Supervisão e Avaliação dos Espaços e condições presentes


Discutir a questão do processo de supervisão na formação profissional do assistente social requer primeiramente que se discuta a concepção e o papel do estágio no processo de formação profissional, tal como concebida no projeto pedagógico que norteia e orienta tanto a formação do aluno quanto o processo de supervisão. O Estágio curricular, tradicionalmente, figurou como atividade complementar da formação profissional, responsável pela atividade prática do curso, dissociada de seu corpo teórico, que seria constituído pela organização das disciplinas. Outra função do estágio seria a de avaliar a aplicabilidade da teoria, como se fosse possível uma relação direta e imediata entre teoria e prática. Saber e fazer são dicotomizados numa perspectiva de complementariedade e não de unidade, alheia à dinâmica das relações sociais. Teoria e prática se apresentam como esferas complementares, instâncias independentes. Nesta perspectiva o estágio é concebido então como espaço da prática, da técnica, da aplicação de normas, regras e princípios. O papel do supervisor frente ao projeto de formação profissional seria o de responsável pelo ensino da prática, do fazer, de reproduzir junto ao estagiário o acúmulo profissional adquirido a partir de sua inserção no enfrentamento da questão social, do ponto de vista técnico-instrumental, dissociada dos pressupostos teóricos que informam a construção de um dado projeto de formação profissional. Este entendimento também perpassa o universo acadêmico que se reconhece enquanto espaço de produção e reprodução do saber, relegando ao estágio o ensino da prática. Não há relação entre estes dois espaços, que se apresentam como esferas independentes. Logo, ao supervisor cabe o ensino da prática, sem maior participação na esfera do saber e da teoria, ou seja, no espaço acadêmico. Restringir o processo de supervisão à mera reprodução da operacionalização dos instrumentos e técnicas é subtrair do processo de aprendizagem a apropriação do processo de trabalho do Serviço Social em sua amplitude

Fonte:http://www.castelobranco.br/sistema/novoenfoque/files/07/03.pdf
Aluna: Mirna Maria Sarmento 

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