segunda-feira, 15 de junho de 2015


Estas Notas de Aula apresentam uma orientação para estudo dos temas discutidos em aula. O aluno deve estudar a matéria pelas referências bibliográficas indicadas para a disciplina. É importante que o aluno participe das aulas e faça as anotações complementares.
Muitos serviços são executados logo após a emissão da ordem. Às vezes, as ordens têm por fim, alterar a rotina de um serviço. Elas também põem fim a um serviço, quando, por exemplo, não se justifica mais a sua execução.
Dois aspectos principais devem ser mencionados a respeito das ordens de serviços.
• Quanto à amplitude (o número de funcionários que as ordens abrangem) - veja quadro.
• Quanto à forma (a maneira como as ordens são emitidas) - veja quadro.
Ordens Gerais Obrigações de todos os funcionários da empresa
Ordens Específicas Competência de um ou de um determinado grupo de funcionários
Ordens Orais (Verbais) Ordens dadas de viva voz aos executores
Ordens Escritas Ordens dadas por escrito aos executores
Fazendo um pequeno comentário sobre as duas classificações apresentadas no quadro, podemos destacar o seguinte:
1) Ordens Gerais: São aquelas que envolvem todos os funcionários de uma empresa. Como exemplo podemos mencionar as novas ordens para entrada e saída da empresa, com a marcação do ponto em determinadas horas, em virtudes da celebração de acordo de compensação de horário de trabalho.
Notas de Aula – Fundamentos de Administração – Jan/2009
Estas Notas de Aula apresentam uma orientação para estudo dos temas discutidos em aula. O aluno deve estudar a matéria pelas referências bibliográficas indicadas para a disciplina. É importante que o aluno participe das aulas e faça as anotações complementares.
2) Ordens Específicas: São aquelas destinadas a uma pessoa ou grupo de pessoas ligadas oa um determinado serviço. Exemplos: 1- Ordens dadas a um empregado para dar entrada de documentos em determinada repartição pública. 2o - Ordens expedidas sobre os registros de um novo serviço de controle de 'estoque (envolvendo apenas um grupo de pessoas).
1) Ordens Orais (ou Verbais): Nas empresas pequenas e médias, por uma questão de simplicidade usam-se, às vezes, tais tipos de ordens. Contudo, podem ser apontadas estas desvantagens: são passageiras, mal compreendidas e facilmente esquecidas. O importante, nas ordens transmitidas oralmente ou verbalmente, é a sua cobrança. Isto é, o dirigente deve, constantemente, indagar do cumprimento da obrigação. Em caso contrário, à medida que o tempo vai passando, a obrigação deixa de ser feita e a ordem cai no esquecimento (naturalmente dos dois: do dirigente e do subordinado). Muitas vezes a ordem continua sendo cumprida, porém sofre alterações.
2) Ordens Escritas: Geralmente, nas empresas de maior dimensão e por exigência da própria organização interna, as ordens são dadas por escrito. Em algumas empresas são proibidas ordens ou instruções orais ou verbais, pelo menos do ponto de vista da organização formal. As ordens por escrito devem ser preferidas (em qualquer tipo de empresa) porque eliminam desvantagens apontadas para as ordens orais ou verbais e constituem um registro da decisão tomada e de quem deve obedecer.
Em algumas empresas existem formulários próprios para emissão de ordens escritas tomando-se rotina comum o preenchimento de tal comprovante. No mercado de documentos padronizados também podemos encontrar estes formulários, bastando comprá-los nas papelarias especializadas e usá-las à medida que as ordens vão sendo transmitidas aos executores de serviços.
Encerrando este item, devemos dizer que usamos as palavras ordens e instruções como geralmente são empregadas na prática; isto é, quando damos uma ordem já incluímos a maneira de fazer a coisa (instrução); quando expedimos uma instrução determinamos que ela deve ser obedecida
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAlI4AG/apostila-administracao?part=8
Letícia Costa

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