segunda-feira, 15 de junho de 2015

Funções da administração - direção

Antes de apresentar o conceito de direção temos que lembrar que estamos diante do terceiro processo administrativo. Nunca poderíamos imaginar que uma empresa, como qualquer organização, pudesse alcançar seus afins sem uma ordenação diretiva para as mais diversas atividades e tarefas que devem ser executadas.
A direção significa o meio pelo qual o administrador conduz e coordena o trabalho do pessoal. Um conceito mais amplo de direção, pode ser enunciado como:
"Direção é o processo administrativo que coordena e conduz o pessoal na execução das ações planejadas".
Como se vê, dirigir uma empresa significa conseguir que os funcionários executem as tarefas ou serviços pelas quais respondem.
Por sua vez, o administrador ou dirigente deve saber orientar e coordenar o trabalho de seus subordinados, indicando-lhes o que deve ser feito e também como fazê-lo. Isto é o que um subordinado espera de seu superior.
O trabalho de direção é dos mais importantes, pois o sucesso ou fracasso de um empreendimento está na razão direta das pessoas que o conduzem.
Notas de Aula – Fundamentos de Administração – Jan/2009
Estas Notas de Aula apresentam uma orientação para estudo dos temas discutidos em aula. O aluno deve estudar a matéria pelas referências bibliográficas indicadas para a disciplina. É importante que o aluno participe das aulas e faça as anotações complementares.
Não são suficientes um ótimo planejamento e uma boa organização. É preciso também, uma direção satisfatória, o que nem sempre é fácil de se conseguir, como muita gente supõe. Costumamos dizer que executar uma tarefa, relativamente, não é difícil. Difícil mesmo é decidir, dar ordens ou instruções sobre o que fazer e como fazer.
Talvez deva ser este o motivo pelo qual o capítulo menos desenvolvido dos livros de Administração é justamente o da direção, mesmo enriquecido com os conhecimentos dos sociólogos e dos psicólogos.
Quem desempenha o papel de dirigir uma empresa (ou qualquer subdivisão da empresa) deve dar ordens ou instruções aos subordinados, assunto este que será objeto do próximo item.
As relações entre os que dirigem e os que executam as tarefas (ou serviço), envolvem outros meios de direção, tais como: as ordens ou instruções, a motivação, comunicação, a coordenação e a liderança.
ALGUNS MEIOS DE DIREÇÃO EMPRESARIAL: 1. Ordens ou Instruções (transmitir decisões aos subordinados) 2. Motivação (convencer as pessoas a trabalhar) 3. Comunicação (transmitiras informações dentro e para fora da empresa)
Vamos estudar aqui aspectos de ‘Ordens ou Instruções’ e ‘Motivação e Comunicação’. No capítulo seguinte vamos estudar alguns aspectos de ‘Controle’.
As ordens ou instruções são meios importantes na direção dos funcionários de uma empresa. Via de regra, as ordens ou instruções são dadas ou emitidas pelos encarregados da direção, enquanto que ao empregado cumpre executar o que lhe foi determinado.
Podemos dizer que uma ordem ou instrução serve para iniciar, modificar ou cessar uma tarefa ou serviço.
Notas de Aula – Fundamentos de Administração – Jan/2009
Estas Notas de Aula apresentam uma orientação para estudo dos temas discutidos em aula. O aluno deve estudar a matéria pelas referências bibliográficas indicadas para a disciplina. É importante que o aluno participe das aulas e faça as anotações complementares.
Muitos serviços são executados logo após a emissão da ordem. Às vezes, as ordens têm por fim, alterar a rotina de um serviço. Elas também põem fim a um serviço, quando, por exemplo, não se justifica mais a sua execução.
Dois aspectos principais devem ser mencionados a respeito das ordens de serviços.
• Quanto à amplitude (o número de funcionários que as ordens abrangem) - veja quadro.
• Quanto à forma (a maneira como as ordens são emitidas) - veja quadro.
Ordens Gerais Obrigações de todos os funcionários da empresa
Ordens Específicas Competência de um ou de um determinado grupo de funcionários
Ordens Orais (Verbais) Ordens dadas de viva voz aos executores
Ordens Escritas Ordens dadas por escrito aos executores
Fazendo um pequeno comentário sobre as duas classificações apresentadas no quadro, podemos destacar o seguinte:
1) Ordens Gerais: São aquelas que envolvem todos os funcionários de uma empresa. Como exemplo podemos mencionar as novas ordens para entrada e saída da empresa, com a marcação do ponto em determinadas horas, em virtudes da celebração de acordo de compensação de horário de trabalho.
Notas de Aula – Fundamentos de Administração – Jan/2009
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2) Ordens Específicas: São aquelas destinadas a uma pessoa ou grupo de pessoas ligadas oa um determinado serviço. Exemplos: 1- Ordens dadas a um empregado para dar entrada de documentos em determinada repartição pública. 2o - Ordens expedidas sobre os registros de um novo serviço de controle de 'estoque (envolvendo apenas um grupo de pessoas).
1) Ordens Orais (ou Verbais): Nas empresas pequenas e médias, por uma questão de simplicidade usam-se, às vezes, tais tipos de ordens. Contudo, podem ser apontadas estas desvantagens: são passageiras, mal compreendidas e facilmente esquecidas. O importante, nas ordens transmitidas oralmente ou verbalmente, é a sua cobrança. Isto é, o dirigente deve, constantemente, indagar do cumprimento da obrigação. Em caso contrário, à medida que o tempo vai passando, a obrigação deixa de ser feita e a ordem cai no esquecimento (naturalmente dos dois: do dirigente e do subordinado). Muitas vezes a ordem continua sendo cumprida, porém sofre alterações.
2) Ordens Escritas: Geralmente, nas empresas de maior dimensão e por exigência da própria organização interna, as ordens são dadas por escrito. Em algumas empresas são proibidas ordens ou instruções orais ou verbais, pelo menos do ponto de vista da organização formal. As ordens por escrito devem ser preferidas (em qualquer tipo de empresa) porque eliminam desvantagens apontadas para as ordens orais ou verbais e constituem um registro da decisão tomada e de quem deve obedecer.
Em algumas empresas existem formulários próprios para emissão de ordens escritas tomando-se rotina comum o preenchimento de tal comprovante. No mercado de documentos padronizados também podemos encontrar estes formulários, bastando comprá-los nas papelarias especializadas e usá-las à medida que as ordens vão sendo transmitidas aos executores de serviços.
Encerrando este item, devemos dizer que usamos as palavras ordens e instruções como geralmente são empregadas na prática; isto é, quando damos uma ordem já incluímos a maneira de fazer a coisa (instrução); quando expedimos uma instrução determinamos que ela deve ser obedecida
Notas de Aula – Fundamentos de Administração – Jan/2009
Estas Notas de Aula apresentam uma orientação para estudo dos temas discutidos em aula. O aluno deve estudar a matéria pelas referências bibliográficas indicadas para a disciplina. É importante que o aluno participe das aulas e faça as anotações complementares.
(ordem). Conceitualmente, alguns autores dizem que a ordem significa o que fazer e, às vezes, quando deve ser feito, enquanto que a instrução explica como a coisa deve ser feita.
Para bem dirigir seus subordinados um administrador deve motivar, comunicar, coordenar e liderar. Estes quatro comportamentos do administrador são importantes no desempenho do pessoal que está suas ordens.
A motivação humana tem sido objeto especial interesse da psicologia moderna, existindo, por conseguinte, muitos livros que tratam do assunto, procurando todos eles mostrar arrazoes do nosso comportamento.
O problema é o seguinte: Por que agimos dessa forma ou daquela maneira?
O administrador ou dirigente não pode ignorar a existência desse problema na ação de sue subordinados, pois é certo que a pessoa que trabalha numa empresa deve ter seus motivos para assim proceder.
Já que falamos em motivo e motivação convém dar os significados às palavras. De maneira simples podemos dizer que:
• Motivo: é qualquer coisa que leva a pessoa praticar uma ação.
• Motivação: é proporcionar um motivo a uma pessoa, estimulando-a agir de maneira desejada.
Pelas definições dadas é fácil perceber a complexidade do assunto. Pêlos mesmos motivos as pessoas reagem diferentemente. O que serve de motivação para uma pessoa não tem a menor importância para outra. E quanto ao número de motivos? São Poucos? São muitos?
De fato não podemos dizer quantos motivos existem que levam os homens a praticar determinados atos ou ações. A melhor maneira de abordar o assunto é fazer um resumo ou classificação dos motivos em quatro categorias:
Notas de Aula – Fundamentos de Administração – Jan/2009
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Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAlI4AG/apostila-administracao?part=8
                                             
Camily Sousa

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